top of page
Foto do escritorDiogo Couto de Carvalho

Osteoartrite, conhecida como artrose, é normal ao envelhecer?




A osteoartrite, popularmente conhecida como artrose, corresponde à forma mais comum de artrite (inflamação em articulações). A idade é o principal fator de risco quando se fala em osteoartrite primária (ou seja, a que ocorre sem nenhum fator desencadeante claro, como traumas, cirurgias ou outras doenças inflamatórias articulares, por exemplo). Estima-se que no mundo cerca de 270 milhões de pessoas apresentem esta doença. O número de pacientes com essa afecção é crescente nas últimas décadas, refletindo o processo de envelhecimento da população mundial. A doença acomete preferencialmente joelhos, quadris, mãos, coluna vertebral e pés. Outras regiões como ombros e cotovelos são raramente acometidas pela forma primária da osteoartrite.


Muitas pessoas entendem de forma errônea o fato de a idade ser fator de risco para a doença e tendem a acreditar que a osteoartrite é um evento normal ao envelhecimento. Isso não é verdade. As articulações, bem como outras partes do organismo, passam por modificações à medida que se envelhece. A cartilagem articular passa por um processo de afilamento, mas que por si só não é suficiente para desencadear a osteoartrite. Para que a osteoartrite se instale, outras alterações ocorrem na própria cartilagem e de forma não menos importante no osso que se localiza logo abaixo da cartilagem articular, chamado subcondral, culminando em alterações de todo o mecanismo articular, com alterações em ligamentos, músculos e cápsula.


Os sintomas mais frequentes são dores nas regiões acometidas, piores à movimentação da articulação doente. Pode ocorrer sensação de rigidez articular matinal de curta duração. Os sintomas podem ter caráter intermitente, com períodos de piora e de melhora das dores. Na tentativa de estabilização do quadro, alterações ósseas podem ocorrer, formando novas estruturas na articulação doente. Essas novas estruturas podem gerar deformidades visíveis, principalmente em mãos (conforme a foto acima) e joelhos.


O tratamento baseia-se em controle de dor e medidas de proteção articular, além de reabilitação osteomuscular. Procure o Reumatologista!

118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page