Várias afecções reumáticas estão associadas a manifestações cutâneas, podendo a pele ser desde doença concomitante, manifestação extra articular da patologia ou mesmo revelar uma complicação da doença ou de seu tratamento.
Talvez a lesão de pele mais classicamente associada a patologias reumáticas seja o rash malar em asa de borboleta, presente comumente no Lúpus Eritematoso Sistêmico. Outras alterações cutâneas podem surgir nesta doença, como as lesões discoides, infiltrativas e com potencial de gerar alterações cicatriciais e lesões bolhosas por exemplo.
Dentre as patologias cutâneas muito valorizadas na Reumatologia encontra-se a psoríase, caracterizada usualmente por pápulas e placas eritemato descamativas. Essa doença relaciona-se intimamente com as espondiloartropatias, em especial a artrite psoriásica, área de muitos estudos nos últimos anos.
As úlceras cutâneas também podem aparecer no contexto de patologias reumáticas, como por exemplo nas ulceras vasculíticas na Sindrome de Sjogren e na Crioglobulinemia.
Além disso, o tratamento com drogas imunossupressoras, muito importantes no controle das doenças reumáticas, podem intercorrer com quadros de infecções cutâneas, como as celulites, infecções cutâneas por micobacterias, como a tuberculose e também infecções fúngicas.
Todas as manifestações são importantes na busca pelo diagnóstico e acompanhamento do tratamento das afecções reumáticas. Procure o Reumatologista!
Pessoas com fibromialgia,podem doar sangue?