top of page
Foto do escritorDiogo Couto de Carvalho

Exame para doenças reumatológicas positivo, e agora?



A medicina evoluiu muito nas últimas décadas, gerando o reconhecimento de novas doenças, o desenvolvimento de tratamentos inovadores e a criação de novos exames laboratoriais. A cada dia mais exames estão disponíveis para os médicos das mais diversas áreas. Durante a investigação de alguns quadros de saúde, eventualmente solicita-se vários exames com intuito de se excluir algumas doença e eles se mostram positivos ou alterados. Isso acontece com certa frequência com os chamados “exames de doenças reumatológicas”, como o Fator Reumatoide, FAN, Anti estreptolisina O, entre outros. Aí surge a dúvida do médico e do paciente: sendo o exame positivo, significa que o indivíduo tem uma doença reumatológica?


É importante destacar que nas doenças reumatológicas, alterações de exames por si só não são suficientes para gerar diagnósticos. Varios fatores podem fazer com que esses exames se tornem positivos sem contexto clínico sugestivo de patologias reumatológicas.


Por exemplo:


- Fator reumatoide pode ser positivo em pessoas mais velhas saudáveis e na infecção pelo vírus da Hepatite C;


- ASLO se torna positiva com contato com Estreptococo, não necessariamente denotando febre reumática;


- FAN pode ser positivo em até 20% de pessoas saudáveis, além de poder se tornar positivo com o uso de algumas medicações, infecções, doenças hepáticas ou da tireoide por exemplo.


Isso demonstra que ter exames laboratoriais como ASLO, FAN, fator reumatoide, entre outros, positivos, não significa necessariamente que o indivíduo tem uma doença reumatológica. Apenas uma avaliação clinica realizada pelo Reumatologista é capaz de confirmar ou refutar o diagnóstico da doença em questão. Caso você se depare com um exame destes positivo, o importante é manter a calma e buscar um Reumatologista!


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page