Várias vezes durante a consulta tenta-se ao máximo obter informações sobre as características da dor do paciente e não infrequentemente os pacientes questionam: mas dor articular não é tudo igual?
Não, existem vários tipos de dor. Em específico da dor articular, ela é dividida em dois grandes grupos, a chamada “dor mecânica” e a “dor inflamatória”.
A dor mecânica é caracterizada por dor articular que surge ou piora com o uso da articulação em questão e melhora com o repouso. Por exemplo, um paciente que refere que a dor piora após caminhar e melhora quando permanece descansando por um período.
A dor inflamatória por sua vez, é caracterizada por dor articular que surge quando a articulação acometida permanece em repouso e melhora quando o paciente movimenta a articulação em questão. O paciente refere por vezes a sensação de articulações endurecidas pela manhã e doloridas, que melhoram no decorrer do dia.
A diferenciação desses tipos de dores articulares é muito importante para definição de diagnósticos em Reumatologia. Algumas doenças apresentam um ou outro tipo de dor. A osteoartrite, já citada nos posts anteriores, caracteristicamente cursa com dor mecânica. A artrite reumatoide e a artrite psoriásica, por exemplo, cursam com dores inflamatórias.
Não menospreze as características da dor! Elas podem ser muito importantes na procura pelo seu diagnóstico. Procure o Reumatologista!
Commentaires