Dores articulares, ou popularmente conhecida como dores “nas juntas”, são uma das principais causas de procura ao Reumatologista. O receio de que as dores articulares possam significar o surgimento de uma doença, muitas vezes gera ansiedade e certamente devem ser avaliadas pelo Reumatologista, para que se possa excluir ou então confirmar essa suspeita.
Mas afinal, o que pode gerar dor “nas juntas”? As causas de dores articulares são diversas. As principais, são as chamadas causas mecânicas, secundárias por exemplo ao uso incorreto ou vicioso da articulação, traumas (devido a esportes de contato, contato abrupto da articulação com superfícies rígidas, ou entorses, como torção de joelho ou tornozelo, por exemplo). Também bastante frequente, tem-se a osteoartrite, que será o tema da próxima semana, mas já adianto que essa patologia é causa importante de dor, sendo os locais mais acometidos os joelhos, quadris e mãos.
Outras causas de dores articulares menos frequentes, são as chamadas artrites inflamatórias. Elas podem ser parte de uma doença sistêmica, como no caso da Artrite Reumatoide, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Espondililite Anquilosante, Artrite Psoriásica, entre outras, ou então ocorrer devido ao depósito de cristais na articulação, como ocorre por exemplo na Gota.
Por fim, algumas infecções podem cursar com dores articulares, como vírus (Chikungunya e Mayaro por exemplo), bacterianas, micobacterianas (Tuberculose por exemplo) e fúngicas. Em caso de febre associada a dor em uma única articulação e aumento de volume ou calor, ou vermelhidão nesta articulação, deve-se procurar imediatamente o médico.
As características da dor, quando se iniciou, articulações que já foram acometidas, piora ou melhora no decorrer do dia, atividades que intensificam ou aliviam, doenças associadas, são exemplos de informações muito importantes na avaliação. Lembre-se de sempre registrar essas e outras informações sobre o quadro e levar na consulta. Procure o Reumatologista!
Comments